Com o tema “Reinventar o modelo de saúde suplementar para um sistema sustentável e mais inclusivo”, a edição deste ano reuniu especialistas, dirigentes, gestores de planos de saúde e prestadores de serviços para debater temas relevantes e diretamente relacionados como segmento de saúde suplementar no âmbito global.
No primeiro dia do congresso, houve o lançamento da Certificação Profissional UNIDAS, com apoio do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Dentre os cinco gestores homenageados, o vice-presidente da UNIDAS e diretor financeiro da Asfeb, Cleudes Cerqueira de Freitas, recebeu o certificado de reconhecimento por sua dedicação e excelência de gestão no setor de saúde suplementar.
Com diversos workshops e palestras, o segundo dia do 26° Congresso Internacional UNIDAS proporcionou muitas oportunidades de conhecimento e reflexões sobre o cenário da saúde suplementar. “Redução de custos na saúde”, “Avanços e desafios da inovação” e “Estratégias para sustentabilidade da saúde suplementar” foram alguns dos temas debatidos na quinta-feira.
No período da tarde, ocorreram as apresentações dos projetos das Comissões Técnicas da UNIDAS. Entre os projetos, destacamos a Comissão Técnica de Ouvidores que contou com a participação do ouvidor da Asfeb, Luís Henrique Guimarães Brandão. Na oportunidade, foi lançado o Manual de Boas Práticas das Ouvidorias em saúde suplementar, um trabalho pioneiro e importante, apresentado pela coordenadora da Comissão, Catarina Azevedo (CEMIG Saúde – MG).
Por ser o primeiro manual específico do segmento, o documento servirá de referência para as Ouvidorias de todas as filiadas, bem como para o mercado da saúde suplementar.