Chegamos na Páscoa !!! Levante a mão quem consegue ficar sem os chocolates. Difícil, não é! Pois bem, pensando nisso a Nutri Dica desse mês vai para os amantes dessa nossa iguaria.
Como identificar um bom chocolate?
Não confunda chocolate com “mistura de gordura hidrogenada com açúcar, sabor chocolate”. O primeiro passo para não cair na armadilha da industria é ler o rotulo. O chocolate deve sempre conter como primeiro item na lista de ingrediente o produto: massa de cacau ou cacau em pó. Caso comece por açúcar ou gordura vegetal (a famosa gordura hidrogenada), esse suposto chocolate é uma furada.
Prefira os que possuem como fonte de gordura: manteiga de cacau, fuja dos que contém “gordura anidra do leite” ou “gordura vegetal”. Esse tipo de gordura aumenta o colesterol ruim e inflama o organismo.
Por que devo comer um bom chocolate?
O chocolate, com presença de 55% de cacau, é rico em polifenóis ou compostos fenólicos, que apresentam uma capacidade anti-oxidante, anti-inflamatória e cardio-protetora , além de conter o triptofano, um aminoácido co-fator da serotonina, hormônio da felicidade.
Fonte de energia, o chocolate deve ser ingerido com moderação e sempre pós as refeições ricas em fibras. A quantidade máxima diária não deve passar de 40g.
Portanto, consumido de forma correta, com moderação e escolhendo um bom produto, o chocolate só trás benefícios a nossa saúde. Viva ao chocolate. 🙂
Nutricionista Isabele Neri
Clínica Asfeb Saúde