Observar seu corpo é papel fundamental na busca de uma saúde preventiva. Na NUTRIDICA desse mês vamos falar sobre a saúde das unhas.
Ter unhas bonitas é o desejo de boa parte das mulheres. Porém, nelas não vemos apenas estética. Para a medicina chinesa, alterações nas unhas podem sinalizar doenças que ainda não se manifestaram.
As unhas não são apenas um aspecto importante da aparência externa, elas também são espelhos da constituição interna e do estado nutricional.
Vamos citar algumas possíveis alterações:
1-Unhas quebradiças e descascando: alteração hormonal (tireoide), anemia ferropriva, deficiência de selênio, vitamina A, cálcio, zinco
2-Bandas transversais brancas: deficiência proteica (hipoalbuminemia)
3-Faixa rosa ou marrom: desnutrição do idoso
4-Depressões lineares: deficiência proteica e carências nutricionais ligadas ao alcoolismo
5-Hiperpigmentação: deficiência de vitamina B12
6-Amareladas: excesso betacaroteno
7-Endurecidas e com deformação: deficiência de complexo B, geralmente ligado as tabaco.
Sendo assim, a análise das unhas se torna um papel importantíssimo da investigação de sinais e sintomas relacionadas a carências de macro e micronutrientes.
Nesse post falamos apenas das deficiências nutricionais. Sabemos que a agressão externa e a presença de fungos e bactérias podem ser causadores de enfermidade nas unhas. Sendo assim, o diagnóstico do médico dermatologista é fundamental.
Para manter unhas sempre fortes e saudáveis, tenha uma alimentação rica em nutrientes, e procure um nutricionista capacitado para a elaboração de um plano alimentar e uma suplementação adequada (caso seja necessário).
Isabele Neri
Nutricionista Asfeb Saúde