O Conselho Pleno da Asfeb, composto pela Diretoria Executiva, os Conselhos Deliberativo e Fiscal da instituição e a Ouvidoria Geral, se reuniu nesta quinta-feira (2/8), pela manhã, para a discussão de estudo sobre as condições atuais das unidades do clube social da instituição nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Ilhéus e Vitória da Conquista. A reunião foi conduzida pelo diretor-presidente da Asfeb, Cleudes Cerqueira de Freitas, em conjunto com o vice-presidente Alfredo Marcelino Pereira, e contou com a colaboração do conselheiro deliberativo Itamar Gondim Souza, que apresentou um relato sobre a unidade de Vitória da Conquista.
Na ocasião, foram apresentados dados e imagens sobre a atual infraestrutura de cada unidade, números sobre a despesa média mensal, receita média mensal e investimentos realizados em 2017 e no primeiro semestre deste ano, além de quantitativos de associados patrimoniais e especiais em cada cidade-sede. A proposta agora é aprofundar os estudos sobre as alternativas para o futuro das unidades do clube social da instituição. Para isso, o Pleno constituiu uma comissão que terá o prazo de 90 dias para a entrega um estudo detalhado sobre cada unidade.
A reunião desta quinta faz parte das ações do projeto de Otimização da Gestão das Unidades do Clube Social, que integra o Planejamento Estratégico da Asfeb para o período de 2015 a 2020. Este projeto é gerenciado por Alfredo Marcelino Pereira. A comissão é composta pelos diretores Jaime Raimundo Nascimento Filho (Social, Cultural e de Turismo), Milton Luiz Chagas da Fonseca (Esportes), os conselheiros deliberativos Wilson Lopes da Silva (presidente do CD), Frederico Augusto Sant’Anna Rodrigues da Costa e Itamar Gondim Souza, e o conselheiro fiscal Osvaldo José Celino Ribeiro.
Após a coleta e tabulação de dados financeiros das unidades do clube social e de visões dos associados residentes nas regiões que abrigam essas unidades, o estudo – que será entregue pela comissão em outubro – servirá para nortear a realização futura de seminários abertos aos associados patrimoniais, quando a discussão sobre o tema será ampliada. A Governança Corporativa reafirmou que, como determina o Estatuto da Asfeb, todo e qualquer decisão sobre o patrimônio da instituição deverá ser alvo de análise e deliberação dos associados em Assembleia Geral.
Durante a reunião desta quinta-feira, foi decidido que a comissão trabalhará dentro da perspectiva de que não há uma decisão única para o conjunto das unidades do clube social, mas que serão levadas em conta as especificidades de cada localidade. Dois critérios principais orientarão a análise da situação de cada unidade: o efetivo uso desses espaços pelos associados e a sua autossustentabilidade.
Confira alguns momentos do Fórum:
https://www.asfeb.org.br/galeria/forum-do-clube-asfeb/#destaque_galeria