O Campeonato de Futebol da Asfeb conheceu seus campeões de 2017 no sábado (2/12), quando ocorreram, no clube social do Jardim das Margaridas, os jogos finais da competição que se iniciou em março e contou com a participação de 17 equipes divididas em três categorias. Na Veteranos, a equipe campeã é a IGF, ficando o time do Penharol com o título na categoria Sênior e o Mirinho, na Novos. As equipes vencedoras receberam o Troféu João Antônio de Souza Neto, em homenagem ao associado homônimo falecido em março último. Na ocasião, foi servido um churrasco aos presentes. A banda Repique de Corte foi responsável pelo reportório musical.
Marcaram presença o presidente da Asfeb, Cleudes Cerqueira de Freitas, os diretores de esportes, Milton Luiz Chagas da Fonseca, e social, cultural e de turismo, Jaime Raimundo Nascimento Filho, e os presidentes dos conselhos, Wilson Lopes (Deliberativo) e Manuel Perez (Fiscal), dentre outros conselheiros, associados e convidados. Na ocasião, a viúva dona Sônia, sua filha e neto receberam placa em homenagem à memória de João Antônio de Souza Neto. O atual vice-diretor de Esportes, Adeomar Ribeiro, e o ex-diretor de Esportes da Asfeb, Edgard Perrone, fizeram breves discursos emocionados em lembrança a João Antônio.
O associado e vereador Teo Senna também foi homenageado na ocasião. O conselheiro fiscal Osvaldo José Celino Ribeiro entregou a gerente da Oceb – Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, Ially Gomes, uma placa de agradecimento pelo apoio cedido pela instituição ao campeonato da Asfeb. O Sicoob, o Sescoop – Sindicato das Cooperativas do Estado da Bahia e a Oceb apoiam a competição.
Segundo o diretor de esportes, Milton Fonseca, a sua meta foi que o campeonato fosse decidido exclusivamente dentro de campo, “que o regulamento fosse seguido integralmente, que as decisões da comissão disciplinar fossem respeitadas. Isso porque, sendo assim, eliminam-se as divergências e prevalece a confraternização. E foi isso o que ocorreu”.
Na categoria Veteranos, o IGF venceu na final o Utererê por 2 a 1. O artilheiro dos veteranos foi Jorge Vieira (Federal), do IGF, com 13 gols. O goleiro menos vazado foi Manuel Perez Júnior, do Utererê, com 13 gols. Na categoria Sênior, as equipes do Safos e Penharol empataram em 5 a 5 no tempo normal. Na disputa de pênaltis, o Penharol levou a melhor por 3 a 2, ficando com o título. O artilheiro da categoria foi Edgard Perrone Neto, do Safos, com 26 gols. Já o goleiro menos vazado foi Denilson Oliveira, do Penharol, com 35 gols.
Na categoria Novos, o grande vencedor foi o time do Mirinho, que bateu o Benfica por 8 a 3, tornando-se mais uma vez campeão. O artilheiro dos novos foi Rafael Machado dos Santos, do Boa Ideia, com 13 goles. O goleiro menos vazado foi Jackson Fonseca, do Benfica, com 22 gols. Os árbitros da final foram Marcos Vieira, Alberto Marcos Miranda e Emerson Ricardo. A coordenação de arbitragem da competição ficou a cargo de Jomar Maia, ex-árbitro da Fifa, homenageado na ocasião pela Asfeb.