Uma intensa campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) está mobilizando rádios, jornais e TVs alertando as pessoas sobre um problema muito sério no Brasil: os estoques de sangue que, nesta época do ano, costumam cair significativamente.
A campanha Junho Vermelho busca sensibilizar as pessoas e acontece como um pedido de urgência, já que, com a epidemia de dengue, muita gente precisou de transfusão de sangue.
Com o objetivo também de reforçar o estoque de sangue para o período das festas juninas na Bahia, o Salvador Shopping volta a receber em caráter especial a unidade móvel do Hemoba para realizar coletas de sangue e cadastro de medula óssea até sexta-feira, 19/06. A ação será realizada na entrada da Praça de Serviços – Piso G1 do Salvador Shopping, em horário estendido, das 8h às 20h. O cadastro de doadores será encerrado às 19h30, ou assim que completar a capacidade máxima de atendimentos diários.
Quem pode ser doador de sangue?
Pode proceder à doação de sangue se:
O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue?
No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue, com o simples objetivo de homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde o ideal é que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue. No Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo. Em todo o planeta a necessidade de sangue é constante, transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes. Doe amor, doe vida! Seja um doador.