Guia do beneficiário: Programas de atenção à saúde
Com o avanço da medicina, a expectativa de vida vem aumentando de forma significativa. Até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos, 32 milhões de pessoas, segundo projeções demográficas. O rápido processo de envelhecimento observado, ainda não tem sido suficientemente estudado para fornecer os elementos necessários ao desenvolvimento de políticas adequadas para essa parcela da população. O importante não é mais a quantidade de anos vividos, mas sim a qualidade dos mesmos, considerando os aspectos físico e mental de forma integrada.
Nesta faixa etária, saúde não se restringe apenas a ausência de doença, mas sim a manutenção de capacidade funcional. Estando a perda da mesma, relacionada à maior hospitalização e ao aumento da mortalidade. É grande a desinformação a respeito da saúde do idoso e das particularidades e desafios do envelhecimento populacional para os serviços de saúde em nosso contexto social. Idosos tem grande impacto no uso dos serviços de saúde e apresentam elevadas taxas de internação além de maior tempo médio de ocupação do leito hospitalar. Modelos assistenciais de atenção integral à saúde pessoa idosa devem ser desenvolvidos na esfera da saúde suplementar, sendo justificado pelo envelhecimento populacional assim como pela demanda por serviços de saúde que vislumbrem a especificidade da população idosa.
A ASFEB preocupada com o bem estar de seus beneficiários criou o programa ASFEB Sênior com o objetivo de zelar pelos beneficiários e proporcionar aos mesmos um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar.
PROGRAMA ASFEB SENIOR
Este programa é destinado aos beneficiários pertencentes ao ASFEB Saúde, com idade igual ou superior a 60 anos. Além daqueles na faixa etária entre 0 a 59 anos portadores de doenças crônicas degenerativas.
O ASFEB Saúde oferece um programa preventivo para promover ações de saúde com base em orientações, autocuidado e monitoramento clínico de beneficiários portadores de fatores de risco ou patologia crônica. A partir de profissionais qualificados, incentivando a adoção de hábitos de vida saudável e promovendo os encaminhamentos adequados para cada participante.
O programa ainda inclui o atendimento domiciliar aos beneficiários que necessitem de cuidados especiais, oferecendo uma atenção diferenciada através de equipe multidisciplinar, seguindo critérios de triagem. A equipe seleciona esses beneficiários que serão encaminhados para assistência em domicílio.
Como funciona?
Ao cadastra-se no ASFEB Sênior, o beneficiário participará das seguintes etapas:
Parceria Vitalmed – SIGMA
Em caso de intercorrência, seja em horário comercial, à noite, sábados, domingos e feriados, o beneficiário deverá entrar em contato com o SIGMA que funciona, 24 horas através do telefone 71 4020-8854.
Fale com o ASFEB Sênior
Horário: Das 8 às 17 horas
Telefone fixo e WhatsApp: (71) 2201-2201
E-mail: asfebsenior@asfeb.org.br