O Asfeb Saúde ocupa, pelo terceiro ano consecutivo, um lugar privilegiado no seleto grupo dos melhores planos de saúde do Brasil. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no início de dezembro o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2013 – ano base 2012. O Asfeb Saúde está entre os 11,7% melhores planos brasileiros e o único baiano a tirar nota máxima no IDSS (de 0,80 a 1). O índice geral do plano foi 0,8443, numa escala que vai de 0 a 1. “A nota vem qualificar ainda mais a competência do grupo fisco estadual baiano, que pode se orgulhar de ter um plano de saúde de excelência”, afirma o presidente da Asfeb, Domenico Fioravanti.
O desempenho do Asfeb Saúde é ainda mais significativo se for observada a queda registrada este ano entre operadoras de planos médico-hospitalares brasileiras que tiraram a nota mais alta no IDSS. Em 2012, elas representavam 17,3% do total. Em 2013, passaram a responder por apenas 11,7%. O IDSS avalia os planos de saúde em quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico Financeiro, Estrutura e Operação e Satisfação do Beneficiário. Em Atenção à Saúde, o Asfeb Saúde ficou com a nota 0,8901.
Na dimensão Econômico Financeiro, ficou 0,8740, e em Estrutura e Operação, com 0,6456. Segundo Cleudes Cerqueira de Freitas, diretor administrativo-financeiro da Asfeb, a dimensão “Estrutura e Operação” afere a existência de rede credenciada própria em todas as cidades do estado, em um plano de cobertura estadual como o Asfeb Saúde. “No nosso caso, em cidades onde há carência na nossa rede credenciada, os nossos beneficiários são atendidos de forma complementar pela rede da Unimed”, afirma. E a percepção da qualidade do plano confirma o seu bom desempenho nesse item a partir da observação da quarta dimensão, Satisfação do Beneficiário, na qual o Asfeb Saúde obteve a nota de 0,9219.
O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e é de extrema utilidade para o consumidor que precisa, por exemplo, contratar novos planos ou conferir como estão avaliados os serviços de sua operadora. Os dados do ranking, bem como sua metodologia, estão disponíveis para consulta no site da ANS (www.ans.gov.br).