O Torneio Início deu largada ao Campeonato de Futebol da Asfeb 2013 no último sábado (20/4). Num clima de uma grande festa de confraternização, mais de 200 associados marcaram presença no clube de Salvador, para celebrar a união em torno do esporte. Um total de 18 equipes, divididas em três categorias (Supersênior, Sênior e Novos), e cerca de 270 jogadores estarão em disputa, no campeonato que tem sua primeira rodada no sábado, dia 27/04, e se estende até o início de dezembro, quando acontece a grande final.
Para o presidente da Asfeb, Domenico Fioravanti, o campeonato expressa o espírito de união dos associados, que em torno do esporte se confraternizam e, ao mesmo tempo, celebram a vida e a saúde. Segundo o vice-presidente da Associação, Sérgio Afonso Lima Silva, o regulamento do campeonato e todo o material disponibilizado, como uniforme e sacola, foram aprimorados, além de ter sido ampliada a quantidade de atletas por equipe, possibilitando a participação de mais associados e dependentes na competição, que retornaram ao clube em número ainda maior que no ano passado. “Todos os aspectos foram discutidos com os representantes, da forma mais democrática possível”, observa Sérgio Afonso.
No Torneio Início, o time do Mirinho largou bem, ganhando nas três categorias (Supersênior, Sênior e Novos). O Boa Ideia foi o vice-campeão nas categorias Sênior e Novos e o Utererê, na Supersênior. Após os jogos decisivos, foi servido um churrasco aos presentes, ao som da banda Pagode Versado. Amires Silvany, o patrono do Mirinho, não perdeu a oportunidade e lançou seu slogan: “Todo mundo tenta, mas só o Mirinho pode ser penta”. O seu time é o único tricampeão nas três categorias.
O Torneio Início este ano levou o nome do associado João Gomes Vieira, que apesar de aposentado há mais de 20 anos é presença marcante no clube e no campeonato da Asfeb. É conhecido também por João Bagunça, pelo estrago que provoca nas defesas adversárias. Para o diretor de Esportes, Eliomar Bispo, João Gomes Vieira é um aposentado que nunca saiu da ativa, estando sempre presente na vida esportiva da Asfeb. “Agradeço a todos os colegas pela homenagem. O campeonato é uma terapia de vida. É o momento em que encontramos os companheiros de trabalho através da cultura de integração do esporte”, disse Vieira.
Outro grande destaque foi a homenagem ao Antônio Carlos Batista Neves, que, recebeu uma placa do diretor administrativo-financeiro Cleudes Cerqueira, destacando o esforço de Carlão, como conhecido, em manter o time de Feira (Feira Fubia) sempre presente nas competições no campeonato, tarefa difícil, mas que é cumprida com muita eficiência.
Já o campeonato deste ano leva o nome do associado Vladimir Máximo Moreira, uma homenagem por sua continua colaboração à Asfeb e ao esporte. “Vladimir já foi diretor de Esportes da Asfeb e tem se colocado sempre à disposição para contribuir com o engrandecimento da instituição, mesmo sem estar participando diretamente da Diretoria. Hoje, ele é o braço direito da Diretoria de Esportes. É um grande companheiro e tem credibilidade junto ao grupo. O seu nome foi aceito por unanimidade”, afirma Eliomar Bispo.
Este ano ocorreu a mudança de nomes históricos das equipes. Boca Jr passou a se chamar Juventus; Esperança agora é Fisco S.A.; Rejeitados é hoje Barcelona; Brother tornou-se o Milan; Real Ipitanga passa a ser conhecido como Penharol; e o Benfica F.C. substitui o União (Categoria Novos). Segundo Vladimir Moreira, a grande novidade deste ano foi a recomposição das equipes, visando o fortalecimento das mais fracas, o que tornou o campeonato muito mais competitivo.
O formato desenvolvido determinou que cada equipe poderia escolher seis atletas (cinco de linha mais o goleiro) do total de 15. Os demais foram sorteados. No campeonato do ano passado, cada equipe tinha direito a inscrever 13 jogadores. Este ano o limite é de 15 atletas. Apesar deste aumento no número de jogadores, a diretoria de Esportes decidiu manter o mesmo número de convidados por time: três para as categorias Novos e Sênior e dois especiais para o Supersênior. “A ideia é fortalecer a participação dos associados e dependentes”, afirma Moreira.
EQUIPES DIVIDIDAS POR CATEGORIA
Supersênior – Feira Fubuia, Boa Ideia, Mirinho, Safos, Utererê, Barcelona.
Sênior – Boa Ideia, União, Coordepol, Mirinho, Penharol, Fisco S/A.
Novos – Boa Ideia, Juventos, Mirinho, Milan, Benfica F.C. e Viracopos.