O Conselho Pleno da Asfeb se reuniu nesta sexta-feira (17), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador-BA. A última reunião deste ano foi realizada em formato presencial e contou com a presença de integrantes da Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo, Fiscal e o ouvidor-geral da instituição.
Na pauta, foram abordados diversos assuntos de grande relevância para associação, dentre eles as reformas do Estatuto Social e do Regulamento do Asfeb Saúde que trazem diversos pontos de atualização, inclusive com a possibilidade da incorporação de Fiscais Municipais no grupo associativo. Constituem a Comissão de Reforma do Estatuto Social e do Regulamento do Asfeb Saúde os diretores: Alfredo Marcelino Pereira (diretor Jurídico e de Aposentados), Wilson Lopes da Silva (diretor Social, de Cultura e de Turismo), Elias Freitas Fonseca (conselheiro fiscal), Itamar Gondim Souza e Pedro César Gaspar Dórea (conselheiros deliberativos).
Também foram apresentados os principais critérios e incentivos da próxima Campanha de Adesão do Asfeb Saúde para o ano de 2022, além de um histórico sobre a variação da quota do Asfeb Saúde. Segundo o diretor-presidente, Cleudes Cerqueira de Freitas, “Se formos avaliar, nos últimos 5 anos, a quota do Asfeb Saúde teve um reajuste de 35,9%, e a variação acumulada dos últimos 10 anos foi de 92,7%. Isso demonstra uma preocupação da gestão com a capacidade contributiva dos seus beneficiários.”
Outro assunto importante pontuado na reunião foi a decisão, por unanimidade, do Conselho Deliberativo da Febrafite de acolheu a determinação do Conselho Pleno da Asfeb de abster-se doravante de qualquer manifestação em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4233. Por fim, a governança também discutiu e deliberou sobre um estudo atuarial para a criação de um novo plano de saúde mais acessível.