No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de sangue. Inicialmente, data foi escolhida pela Organização Mundial da saúde (OMS) com o objetivo de reconhecer o imunologista Karl Landsteiner que descobriu o fator Rh e outras especificidades existentes entre os tipos sanguíneos.
Além de homenagear os doadores de sangue, a comemoração visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue e seus derivados. Para suprir a demanda regional e nacional é necessária a ação voluntária e contínua dos cidadãos em prol da doação para garantir estoques suficientes durante todo o ano.
A doação de sangue é um processo seguro que pode salvar até 4 vidas. Àqueles que possuem interesse em doar podem se dirigir a um hemocentro mais próximo de sua região portando documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado e ter ingerido alimentos sem gordura.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. Seja um doador regular!