O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de Abril, e tem como objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A data foi criada em 1950 e é comemorada no mesmo dia da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu em 1948.
Outra data ligada ao Dia da Saúde é 28 de Abril, que é o Dia Internacional da Saúde e Segurança do Trabalho, criado pela pela OIT – a Organização Internacional do Trabalho – para conscientizar trabalhadores e empresas sobre os riscos de acidente no ambiente de trabalho.
O contexto também visa criar um debate sobre a responsabilidade do Estado em oferecer saúde ao cidadão e garantir que todos tenham acesso ao atendimento médico de forma plena. A OMS traz a discussão de que ter saúde vai muito além de não estar doente, significando ter qualidade de vida e ser saudável do ponto vista físico, mental e social. No âmbito da saúde pública, assuntos como saneamento básico, tratamento de água e preservação do meio ambiente, tornam-se importantes para garantir essa qualidade de vida no debate sobre o dia mundial da saúde.
Para os profissionais de saúde, existem quatro itens principais que atuam na qualidade da saúde de uma pessoa, são eles a biologia humana, o ambiente, estilo de vida e também a assistência médica. Ou seja, ela é mantida e melhorada não só através de uma boa alimentação e da realização de exercícios, mas também pela capacidade que os médicos têm de fazer indicações adequadas para que a pessoa se mantenha saudável.
Existem diversas profissões que atuam na área da Saúde, entre elas estão a Odontologia, a Enfermagem, a Psicologia, a Biomedicina e muito mais.
Dados recentes sugerem que será difícil atingir os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- para 2030 sem ações específicas planejadas e destinadas a aumentar o espaço fiscal para a saúde. De fato, se mantivermos a mesma taxa de aumento nas despesas de saúde pública dos últimos 20 anos, precisaremos, em média, de mais 80 anos para atingir esses objetivos.
Para melhorar a cobertura dos serviços de saúde, precisamos analisar e selecionar medidas destinadas a quebrar as barreiras que impedem o acesso. As comunidades que desejam alcançar a saúde universal devem ter serviços fisicamente e economicamente acessíveis para as pessoas do ponto de vista sociocultural.
Todos temos um papel a desempenhar, participando de conversas e contribuindo para o diálogo sobre políticas que podem ajudar nosso país a alcançar e manter a saúde universal. Pense nisso e faça a diferença!