Amanhã, 13 de Fevereiro, Sábado, será o “Dia ‘D’ contra o Aedes Aegypti” na Bahia. Seis mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica se juntarão aos agentes de endemias dos municípios para fazer uma grande ação educativa em 31 cidades baianas, com a distribuição de folhetos e orientações para a população sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya.
O temor contra o vírus aumentou após a associação do zika com os casos de microcefalia. Na Bahia, desde outubro de 2015, 701 casos da doença foram notificados.
Em Salvador, condomínios já foram vistoriados por agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanhados de 30 militares do Exército, após a denúncia de um morador. A operação identificou um criadouro e aplicou larvicidas nos imóveis e arredores.
“Apesar de termos a autorização de abrir os apartamentos com um chaveiro, essa é uma medida que só adotamos na terceira tentativa, pois queremos encontrar o proprietário do imóvel para concientizá-lo”, disse a coordenadora do Programa municipal de Combate a Endemias, Isabel Guimarães. Desde que a operação de combate ao mosquito foi iniciada, no dia 11 de janeiro, 300 mil imóveis foram visitados na capital baiana.
Saiba mais sobre a Dengue, Zika e Chikungunya em combateaedes.saude.gov.br